Avaliação da literacia digital em saúde de trabalhadores da atenção primária à saúde (APS)

Chamada pública CNPq

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Chamada Nº 21/2023 - Estudos Transdisciplinares em Saúde Coletiva
Faixa B - Estudos Primários e Originais
Programa Especial de Cooperação com o Ministério da Saúde (COSAU)
Vigência: 13/12/2023 a 31/12/2026

Projeto de pesquisa aprovado

Título: Avaliação da literacia digital em saúde de trabalhadores da atenção primária à saúde (APS)
Eixo: Eixo VI - Trabalho e Educação em Saúde
Processo CNPq: 445310/2023-5
Vigência: 13/12/2023 a 31/12/2026
Valor: R$ 1.488.080,00
Proponente/coordenador: Prof. Dr. Ivan Torres Pisa, livre docente, docente concursado, servidor público federal, lotado no Departamento de Informática em Saúde, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Comitê de ética: Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP projeto n0 0900/2023 em 23/02/2024 registrado na Plataforma Brasil CAAE 74640923.1.0000.5505.
Objetivo: O projeto tem por objetivo geral apoiar a qualificação e aperfeiçoamento profissional de trabalhadores da atenção primária à saúde (APS) quanto à sua literacia digital em saúde e seus conhecimentos em saúde digital. Como objetivos específicos:
a) Disponibilizar um portal web, aberto e gratuito, com um instrumento de auto-avaliação da literacia digital em saúde e de conhecimentos em saúde digital - aqui denominado Teste IDs - para trabalhadores da APS.
b) Oferecer caminhos de aprendizagem sobre literacia digital em saúde e temas da saúde digital para trabalhadores da APS a partir da relação entre resultados do Teste IDs e processos de educação formal e não-formal preferencialmente produzidos ou financiados pelo setor público.
c) Evoluir o Teste IDs no conceito de inteligência digital em saúde para apoiar uma estratégia efetiva para a educação permanente em saúde, formal e não-formal, para trabalhadores da APS e dos outros níveis do SUS.

Relevância científica e tecnológica

Este projeto apresenta relevância científica pelo seu potencial de contribuir com um modelo conceitual sobre literacia digital em saúde relacionado à estratégia de saúde digital e com foco na educação permanente em saúde de trabalhadores da atenção primária à saúde, grupo altamente relevante e impactante no desempenho dos serviços do SUS. Ainda, possibilita identificar a situação da literacia digital em saúde e de conhecimentos em saúde digital de trabalhadores da atenção primária à saúde para gestores, profissionais de saúde, sociedade civil e outros atores, numa linguagem acessível.
Com relação à sua relevância tecnológica, o projeto considera oferecer à sociedade um portal web de acesso livre, gratuito, com um teste de literacia digital em saúde e de conhecimentos em saúde digital, com foco no cenário de saúde brasileiro e no SUS, com destaque para trabalhadores da atenção primária à saúde, que possibilite identificar perfis de cidadania digital, criatividade digital e competitividade digital dos respondentes. Competências relevantes para auxiliar na transformação digital na saúde serão consideradas no portal web, incluindo temas como direitos, comunicação, inteligência emocional, segurança, proteção, identidade, literacia e uso digital. Ainda, pretende-se oferecer um catálogo digital de amplo acesso com lista de instituições de ensino e de recursos educacionais que favoreçam o desenvolvimento das competências digitais necessárias para atuação na atenção primária à saúde no contexto da saúde digital.

Coordenação

  1. Ivan Torres Pisa (coordenação) · Livre docente em informática em saúde · Professor UNIFESP · Lattes · ORCid
  2. Gilberto Vieira Branco · Mestre em gestão e informática em saúde · Gerente RUTE/RNP · Lattes · ORCid
  3. Angélica Baptista Silva · Doutora em saúde pública · Pesquisadora ENSP/FioCruz · Lattes · ORCid
  4. Deysianne Costa das Chagas · Doutora em saúde pública · Professora UFMA · Lattes · ORCid

Equipe

  1. Cleber de Jesus Ferreira Junior · Mestre em informática em saúde · Pesquisador Saúde 3600 · Lattes · ORCid · 02/2024-vigente
  2. Elisangela Vieira Branco Cury · Especialista em farmacologia · Pesquisadora Saúde 3600 · Lattes · ORCid · 03/2024-vigente
  3. Gabriel Yoshioka Salermo de Andrade · Graduando em informática em saúde · Estudante UNIFESP · Lattes · ORCid · 04/2024-vigente
  4. Isabelle Aguiar Prado · Doutora em saúde pública · Professora UNDB · Lattes · ORCid · 03/2024-vigente
  5. Luciano Rodrigo Lopes · Doutor em ciências, microbiologia e imunologia · Professor UNIFESP · Lattes · ORCid · 04/2024-vigente
  6. Natalia Custodio Almeida Akamine · Mestre em ciências da saúde · Coordenadoria DRS/SES-SP · Lattes · ORCid · 02/2024-vigente
  7. Roberta Eduarda Grolli · Especialista em auditoria de serviços de saúde · Mestranda UFSC · Lattes · ORCid · 04/2024-vigente
  8. Roberto Silva Baptista · Doutor em gestão e informática em saúde · Diretor Emphasys · Lattes · ORCid · 02/2024-vigente
  9. Wagner Costa Santos · Tecnólogo em processamento de dados · Diretor Emphasys · Lattes · ORCid · 04/2024-vigente
Participantes voluntários
  1. Andréa Pereira Simões Pelogi · Mestre em gestão e informática em saúde · TAE UNIFESP · Lattes · 02/2024-vigente
  2. Luciana Aparecida de Souza · Especialista em gerontologia · Fisiterapeutca CDB · Lattes · 02/2024-vigente
Já contribuíram com o projeto
  1. Gusttavo Leandro de Castro Tavares · Estudante curso técnico em desenvolvimento de sistemas · Estudante ETEC Santos · Lattes · ORCid · 03/2024-05/2024



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