Lançamento da nova versão do Teste IDs
O projeto "Inteligência Digital em Saúde" (IDs) marcou presença no 12º Congresso Brasileiro de Epidemiologia da Abrasco, realizado no Rio de Janeiro, com a apresentação do doutorando Gilberto Vieira Branco, representando a equipe de coordenação.
Na mesa redonda intitulada "Interfaces com a sociedade: informação, educação e comunicação em saúde", Gilberto apresentou o trabalho e destacou o lançamento da versão 2024 do Teste IDs, uma ferramenta inovadora voltada para avaliar e aprimorar a literacia digital no contexto da Atenção Primária à Saúde. Essa nova versão, adaptada para estudantes e profissionais da área, despertou grande interesse, com participantes do congresso testando a ferramenta em tempo real durante a apresentação.
Além de Gilberto, a equipe de coordenação, composta pelos professores Ivan Torres Pisa, Deysianne Costa das Chagas e Angélica Baptista Silva, participou ativamente do evento, reforçando o compromisso com a saúde digital e o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor.
"Participar do 12º EPI foi uma experiência incrível. A interação entre informática em saúde e epidemiologia destacou a importância de resolver problemas com foco no bem-estar do paciente e no fortalecimento do SUS. A versão do Teste IDs que oferecemos ressaltou a relevância de apoiar a Atenção Primária à Saúde (APS) e os profissionais envolvidos, ajudando-os a identificar suas competências digitais. Isso nos permitirá propor ações de educação permanente em saúde, um grande ganho que o Teste IDs pode proporcionar. É fundamental que a comunidade de saúde participe, enviando sugestões, para que possamos avançar em benefício do SUS e da qualidade do atendimento aos pacientes."
Durante a mesa, houve outras apresentações relevantes, como o trabalho da professora Berenice de Freitas Diniz, sobre uma intervenção digital de apoio a mães de crianças com microcefalia, e do professor César Augusto Paro, discutindo a popularização da extensão nos programas de saúde. A mesa foi coordenada pelo professor Rafael da Silveira Moreira, que enriqueceu o debate com comentários sobre os três trabalhos apresentados.
Próximos passos
A nova versão do Teste IDs é apenas o início de uma série de inovações planejadas para o próximo ano. Entre os destaques estão atualizações contínuas e o desenvolvimento de recursos educacionais que permitirão relacionar os resultados do teste com ações concretas para apoiar estudantes e trabalhadores da saúde.
O sucesso da apresentação reflete o impacto do projeto IDs na saúde digital e abre portas para novas colaborações, como o convite da professora Berenice para o congresso de educação permanente em saúde, ainda em dezembro.
Na mesa redonda intitulada "Interfaces com a sociedade: informação, educação e comunicação em saúde", Gilberto apresentou o trabalho e destacou o lançamento da versão 2024 do Teste IDs, uma ferramenta inovadora voltada para avaliar e aprimorar a literacia digital no contexto da Atenção Primária à Saúde. Essa nova versão, adaptada para estudantes e profissionais da área, despertou grande interesse, com participantes do congresso testando a ferramenta em tempo real durante a apresentação.
Além de Gilberto, a equipe de coordenação, composta pelos professores Ivan Torres Pisa, Deysianne Costa das Chagas e Angélica Baptista Silva, participou ativamente do evento, reforçando o compromisso com a saúde digital e o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor.
"Participar do 12º EPI foi uma experiência incrível. A interação entre informática em saúde e epidemiologia destacou a importância de resolver problemas com foco no bem-estar do paciente e no fortalecimento do SUS. A versão do Teste IDs que oferecemos ressaltou a relevância de apoiar a Atenção Primária à Saúde (APS) e os profissionais envolvidos, ajudando-os a identificar suas competências digitais. Isso nos permitirá propor ações de educação permanente em saúde, um grande ganho que o Teste IDs pode proporcionar. É fundamental que a comunidade de saúde participe, enviando sugestões, para que possamos avançar em benefício do SUS e da qualidade do atendimento aos pacientes."
Durante a mesa, houve outras apresentações relevantes, como o trabalho da professora Berenice de Freitas Diniz, sobre uma intervenção digital de apoio a mães de crianças com microcefalia, e do professor César Augusto Paro, discutindo a popularização da extensão nos programas de saúde. A mesa foi coordenada pelo professor Rafael da Silveira Moreira, que enriqueceu o debate com comentários sobre os três trabalhos apresentados.
Próximos passos
A nova versão do Teste IDs é apenas o início de uma série de inovações planejadas para o próximo ano. Entre os destaques estão atualizações contínuas e o desenvolvimento de recursos educacionais que permitirão relacionar os resultados do teste com ações concretas para apoiar estudantes e trabalhadores da saúde.
O sucesso da apresentação reflete o impacto do projeto IDs na saúde digital e abre portas para novas colaborações, como o convite da professora Berenice para o congresso de educação permanente em saúde, ainda em dezembro.